Pages

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Exposição Capim Dourado

Pra quem gosta de artesanato e coisinhas bonitinhas e legaais amanhã dia 14 de Julho (quinta-feira) vai rolar uma exposição artesanal no museu do objeto brasileiro A CASA.

O foco da exposição é o Capim Dourado. Uma espécie de vegetal que produzem peças artesanais por artesãos de 5 comunidades dos municípios de Ponte Alta, São Félix, Mateiros e Novo Acordo, situados na região do Jalapão, no estado do Tocantins.


O capim dourado é uma “sempre-viva” da família das Eriocauláceas, a syngonanthus nitens, que significa “brilho”, e originados dele estarão expostos os mais variados tipos de objetos – potes, jarros, fruteiras, porta-pratos, bolsas, bijuterias, entre outros – confeccionados por meio de técnica artesanal herdada dos índios Xerente e repassada aos moradores do povoado de Mumbuca há cerca de 80 anos.

O capim dourado, ou capim de vereda, como era chamado antigamente, é uma matéria-prima típica da região do Jalapão e vem sendo alvo da biopirataria, contrabandeada em outras áreas do Brasil central e promovida por meio da concorrência ilegal sobre a espécie.


Para saber mais sobre o Capim Dourado tem mais explicadinho aqui no blog Design Informa.

Exposição Capim dourado: costuras e trançados do Jalapão

Inauguração: 14 de julho, quinta-feira, das 19h30 às 22h30 (manobristas no local)

Visitação: de 15 de julho a 12 de agosto, de segunda a sexta, das 10h às 19h.

A CASA museu do objeto brasileiro - Rua Cunha Gago, 807, Pinheiros I 05421 001 São Paulo – SP
+ 55 11 3814 9711 – acasa@acasa.org.brwww.acasa.org.brtwitter.com/museuacasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...