Pages

sexta-feira, 4 de março de 2011

O melhor carnaval de rua

Sexta-feira, melhor dia da semana que ainda é o comecinho do feriado prolongado mais esperado por alguns: O carnaval.
Tudo bem que alguns não gostão, preferem ficar reclusos as folias e toda a festa que corre pela cidade. Mas tem outros que não resistem e terminam caindo na farra até a quarta-feira de cinzas.



O carnaval no Brasil teve bastante mudanças desde que os primeiros blocos carnavalescos surgiram em meados do século XX. Antes as pessoas decoração seus carros e fantasiavam-se para desfilar pelas ruas da cidade todos em grandes grupos.

Essa foi a época em que ele tornou-se mais popular no Brasil pois chegou ao brasil mesmo influenciado pelas festas da Europa lá pelo século XVII. Mas lá o carnaval acontecia em forma de deslifes urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias.

No século XX aqui no Brasilsurgiu também as marchinhas carnavalescas. Que eram justamente essas que deixavam o carnaval mais animado ainda.
A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.

Alguns anos mais tarde a escola mudou o nome para Estácio de Sá e blablabla. Com toda essas mudanças no Rio e Janeiro e São Paulo começaram a surgir algumas outras escolas de samba e iniciaram os primeiros campeonatos para provar qual escola eramais animada e mais bonita. O que não mudou muito hoje em dia, a competitividade entre as cidades é até maior que antes.

A única região que permaneceu com as tradiçoes carnavalescas foi o Nordeste. Continuam comemorando e dançando nas ruas, fazendo toda a festa. Como por exemplo Recife, Pernambuco e tals. Já a Bahia ainda faz a folia nas ruas mas acompanhados de trio elétrico com músicas super dançantes em especial o axé. -Que particularmente eu não gosto, mas não posso deixar de concordar que é bem animado.


Mas falando em carnaval tradicional de rua no Nordeste, dou uma atenção maior pro carnaval de Olinda em Pernambuco, super conhecido pelos desfiles dos Bonecos de Olinda. São bonecos com mais de dois metros de altura, coloridos e de fácil localização, que saem ás ruas junto com os foliões. Reúnes mais de um milhão de pessoas durante o evento. São mais de 500 grupos carnavalescos partipando.

Vai ai um pouco da programação do carnaval de Olinda de 2011 que começou desde o dia 26/02-2011 no Sábado pré-Carnaval. Lá a festa é tanta que dura até o dia 12/03 Sábado pós-Carnaval. Se quiser saber mais só clicar aqui e ver a programação.

Bonecos de Olinda

Ahhh e pra não esquecer a melhor dica do carnaval. Muita alegria, muita água (importante), alimentar-se bem e se a farra esticar pra algum cantinho mais quente não esquece da camisinha =D



Fonte: Brasil escola, Wikipédia - Carnaval de Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...