Pages

segunda-feira, 28 de março de 2011

Aurora boreal e austral

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Aurora. Mas e em Aurora polar?
Aurora polar nada mais é que um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos somente nas regiões polares. Formado pelo impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.
No hemisfério norte é conhecida como aurora boreal, ou luzes do Norte. Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outurobro e de março a abril. Galileu Galilei foi quem batizou este nome em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer, Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos nortes.

Já no hemisfério Sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook pelo simples fato de estar ao Sul. Simples assim.
Maaaaas esse fenômeno não é exclusivo a Terra. Lógico haha, sendo possível observá-lo de outros planetas do sistema solar com Júpiter, Saturno, Marte e Vênus. Da mesma maneira, o fênomeno não é exclusivo da natureza, sendo possivél também produzí-lo artificialmente em laboratórios ou através de explosões nucleares.

No mais é isso. Se quiser saber maaaais sobre essa coisa toda de aurora boreal, austral, seu mecanismo, pelo que é causado tais auroras polares terrestres e como ela é em outros planetaaas, clica aqui que o grande Wikipedia te explica maais. Mas se quiser olhar umas imagens encontra aqui mesmo.













Bom, olhando assim parece que são todos igual. Mas alguns são do Sul e outros do Norte. Agora pra diferenciar é que são elas hahaa, só sabendo a região que teve mesmo.

2 comentários:

  1. Gostaria de convidá-lo a enviar seus links diariamente para o agregador de links pastando.com.br. Aumente suas visitas e veja conteúdo de primeira em links totalmente selecionados.

    O Agregador de links pastando com certeza irá ajudar a você a divulgar seu blog.

    Ps.: Oferecemos prioridade na liberação dos links para os blogs que inserirem nosso banner nos blogs.

    ResponderExcluir
  2. Este fenômeno parece surgir de baixo para cima. Como também é regular e acontece sempre. Não se tratando, como parece ao observá-lo, de pertubações atmosféricas e sim de uma projeção de luz vindo de baixo para cima.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...